O imobiliário terciário continua bem posicionado na lista de aquisições dos investidores em todo o mundo, com os volumes preliminares do investimento imobiliário global no 1º trimestre de 2013 a atingirem os $94 biliões, revela o research de investimento imobiliário desenvolvido pela Jones Lang LaSalle para 60 países em todo o mundo. Este volume representa um crescimento de 8% face ao mesmo trimestre de 2012.
A melhoria dos níveis de confiança na recuperação da economia global e a procura contínua de uma exposição direta ao mercado imobiliário continuaram a impulsionar os volumes de investimento imobiliário, com a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos a apresentarem uma performance forte no trimestre. Outros destaques incluem:
Todas as regiões registaram crescimento face ao ano anterior, com o Continente Americano, a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e a Ásia-Pacífico a apresentarem subidas entre 7% a 8% face ao mesmo período de 2012. No Continente Americano, o crescimento foi motivado, sobretudo, pelo aumento da atividade nos dois maiores mercados dos Estados Unidos e Canadá (com crescimentos de 20% e 6%, respetivamente).
Na região Ásia-Pacífico, a boa performance foi influenciada pelo crescimento de 30% observado no Japão e pelos volumes de investimento mais fortes em Singapura e Hong Kong. No global, o investimento nesta região cresceu 8% face ao 1º trimestre de 2012.
Todos os três maiores mercados europeus, nomeadamente Reino Unido, França e Alemanha, contribuíram para o aumento dos volumes transacionados, com este último mercado a registar um crescimento de quase 40% face ao período homólogo. Este desempenho fez com que os volumes transacionados crescessem 8% em dólares americanos e 6% em Euros.
Com a melhoria da atividade de investimento no 1º trimestre, mantemos as nossas previsões para o total do ano entre os $450 a $500 biliões transacionados, esperando-se que, ao longo dos restantes trimestres a tendência continue a ser de crescimento.
Arthur de Haast, Head do International Capital Group na Jones Lang LaSalle, disse: “Naquele que é, tradicionalmente, um trimestre mais calmo, atingir volumes de investimento de quase $100 biliões nos primeiros 3 meses do ano demonstra que os investidores continuam a ter interesse no investimento direto em imobiliário. Motivado por um ambiente económico global em recuperação, mesmo que lenta, e pela valorização dos imóveis, o número de ativos para venda continua a crescer nas principais cidades do mundo”.
David Green-Morgan, Global Capital Markets Research Director, afirma: “A melhoria da confiança em todos os mercados imobiliários está a encorajar os compradores a procurar oportunidades admitindo um pouco mais de risco, aos mesmo tempo que os vendedores estão animados tendo em conta o crescente número de compradores que estão a analisar ativos em localizações mais secundárias. Estes dois fatores estão a impulsionar os volumes de investimento e esperamos que esta tendência continua a verificar-se ao longo de 2013”.
In casa Sapo.
Sem comentários:
Enviar um comentário