
Quando se valoriza uma casa que se quer vender, é habitual ter-se em conta os elementos tangíveis ou visíveis como os m2, a conservação do imóvel ou a sua localização e passa-se por alto outros fatores que são intangíveis e que podem encarecer o preço de uma casa entre 15 e 20%: a orientação da casa, a distribuição, as infraestruturas ou o transporte da zona.
Na hora de meter o preço numa casa que se quer vender é importante ter em conta o valor de mercado da zona, mas também fixar-se em outros fatores intangíveis de valor e destacá-los diretamente ao comprador potencial. Tal como detalha José Antonio Granero, decano da Ordem de Arquitetos de Madrid (COAM), os elementos intangíveis são os seguintes:
1 - As Infraestruturas da Zona: é importante que o bairro tenha comércio básico, como uma farmácia, supermercados, padarias, etc.
2 - O Transporte: uma boa ligação também dá valor acrescido a uma casa que se quer vender, seja de transportes públicos, seja de acessos viários.
3 - Uma Distribuição Inteligente: se a casa tem uma distribuição eficiente, ganha pontos. Há que evitar que tenha um corredor interminável onde se percam m2 e tentar, por exemplo, que a cozinha seja grande.
4 - A Orientação: valoriza-se muito a orientação da casa, porque disso depende a necessidade ou não de ar condicionado ou aquecimento, ou seja, gastar mais ou menos dinheiro e ter mais ou menos conforto.
5 - Ventilação Natural: nem sempre é preciso utilizar o ar condicionado nos meses de calor. Há casas que têm uma ventilação cruzada natural, que permite aos proprietários poupar dinheiro em eletricidade a mais.
6 - Vistas da Casa: não é o mesmo ter o rio, um jardim ou uma bela vista de cidade ou montanha do que a fachada de outro edifício quando se olha pela janela. Este pode ser um bom trunfo para vender uma casa mais cara.
7 - Materiais Saudáveis: se a casa tem materiais de madeira ou naturais ganha pontos. "Respirar elementos naturais e que o imóvel por dentro solte uma imagem de saúde é muito positivo na hora de valorizar o preço da casa", recorda Granero.
8 - Conforto Acústico: outra arma que aporta valor acrescentado à casa que se quer vender é um bom isolamento de som.
9 - Casa de Autor: que o imóvel tenha sido desenhado por um arquiteto de prestígio dá uma garantia de que pensou no conforto e bem estar da pessoa que vai viver na casa, segundo o decano Ordem de Arquitetos de Madrid .
Sem comentários:
Enviar um comentário