quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Queres contratar um seguro multirriscos-habitação? Aprende a calcular o valor dos teus bens

Na altura de avaliar o imóvel e o recheio, tens de ser o mais rigoroso possível. Se o valor que indicar na proposta de seguro ficar abaixo do real, arriscas não receber uma indemnização justa, em caso de sinistro.
No caso do seguro para as paredes, o capital corresponde ao custo de reconstrução do imóvel. Este é, regra geral, muito inferior ao valor de mercado, já que o terreno não conta. Também não são contabilizados fatores de valorização, como a proximidade de zonas comerciais ou transportes, a exposição ao sol, o piso, etc.
Para calcular o capital seguro, determina a área da tua casa e a percentagem das partes comuns que lhe diz respeito (escadas, elevadores, telhado e garagem). Regra geral, esta é indicada no título constitutivo do edifício, na escritura ou na planta para efeitos de IMI. Multiplica a área total pelo preço por metro quadrado que corresponde à zona onde está situado o imóvel.
Eventuais obras ou elementos de qualidade superior (estores elétricos, aquecimento central, etc.) aumentam o valor da habitação, pelo que devem ser refletidos no capital seguro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário