As casas de luxo
continuam a vender muito bem e em Portugal o crescimento voltou a dinamizar o
sector do imobiliário de segmento médio/alto. Em 2013, o Grupo alemão Engel
& Völkers, uma das principais redes de agências
imobiliárias do mundo no sector de luxo, incrementou significativamente as
vendas em Portugal, tendo conseguido praticamente duplicar os resultados.
No total das
quatro lojas a operar em território nacional, o volume de comissões registou um
total de 1,1 milhões de euros (2012: 585,3 mil euros), o que se traduz num
aumento na ordem dos 97%, comparativamente aos dados de 2012.
O preço médio de
venda dos imóveis rondou um milhão de euros, um aumento de 51%,
comparativamente ao ano de 2012. A par dos bons resultados na venda de imóveis
premium, a Engel & Völkers registou uma
subida de 18,5% de arrendamentos de luxo, em relação a 2012. O preço médio de
arrendamento em 2013 ultrapassou ligeiramente os 1500 euros mensais, mais 2,3%
do que no ano anterior.
Para estes
resultados, terá contribuído o crescente interesse de compradores estrangeiros,
aliado à tendência de estabilização dos preços e aos programas de benefícios
fiscais e vistos criados. O resultado foi um incremento de 50% do número de
imóveis vendidos. A estes factores junta-se também o potencial turístico do
país e das cidades que estão a criar oportunidades que interessa aproveitar.
Os bons
resultados vêm reforçar o entusiasmo na estratégia de expansão da marca alemã
em Portugal, que prevê abrir 40 lojas no nosso país até 2018. «A redefinição de
objectivos de crescimento do Grupo alemão em Portugal tem revelado bons
resultados. Temos já novas lojas que abrirão muito em breve», afirma David
Scheffler, director de Expansão da Engel
& Völkers.
Grupo atinge
resultado histórico
No mundo, também
os resultados do Grupo Engel & Völkers marcam mais um recorde em 35 anos de história da Companhia. As receitas
de comissão do Grupo aumentaram 18,2% nos últimos 12 meses, para 272,9 milhões
de euros (2012: 230,8 milhões de euros). O acentuado crescimento do Grupo nos
mercados internacionais terá sido o impulsionador deste resultado inédito. Fora
da Alemanha, as receitas de comissões do Grupo registaram aumentos de 28,3%,
tendo chegado aos 104,0 milhões de euros (2012: 81,0 milhões de euros).
Artigo publicado em diarioimobiliario.pt | segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014
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